Quanto tempo podemos ficar nas telas por dia?
top of page
  • Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista

Qual o tempo recomendado para ficar nas telas?

Atualizado: 16 de mar.

Vivemos em uma era digital onde a tecnologia desempenha um papel central em nossas vidas diárias. Desde o trabalho até o entretenimento, muitos de nós passamos uma quantidade significativa de tempo em frente às telas de dispositivos eletrônicos.


No entanto, surge a questão: qual é o tempo recomendado para ficar nas telas?


Embora as telas sejam uma ferramenta indispensável em muitos aspectos de nossas vidas, é crucial encontrar um equilíbrio saudável entre o tempo gasto nelas e as atividades offline. Organizações de saúde e especialistas têm recomendado diretrizes para ajudar a manter esse equilíbrio e promover um estilo de vida digital saudável.



Diretrizes de Tempo de Tela: Qual o tempo recomendado para ficar nas telas?

Crianças e Adolescentes: 

A Academia Americana de Pediatria sugere que crianças com idade entre 2 e 5 anos devem ter um tempo limitado de uma hora por dia em frente às telas, preferencialmente com conteúdo de alta qualidade e interativo. Para crianças mais velhas e adolescentes, o tempo de tela pode ser estendido, mas é recomendado que haja limites claros e períodos de pausa.


Adultos: 

Embora não haja diretrizes específicas para adultos, especialistas sugerem limitar o tempo de tela a fim de priorizar atividades como exercícios físicos, interações sociais face a face e sono de qualidade. Muitos recomendam fazer pausas regulares durante o uso de dispositivos eletrônicos, especialmente durante longos períodos de trabalho ou entretenimento


Qualidade sobre Quantidade: 

Mais importante do que o tempo absoluto gasto em frente às telas é a qualidade desse tempo. Optar por conteúdos significativos, interativos e educacionais pode tornar o tempo de tela mais produtivo e benéfico.



Estratégias para Gerenciar o Tempo de Tela

Estabelecer Limites: 

Defina limites claros para o tempo de tela, tanto para você quanto para sua família. Isso pode incluir a implementação de horários específicos para o uso de dispositivos eletrônicos e períodos designados sem tecnologia.


Promover Atividades Offline: 

Incentive atividades offline, como leitura, exercícios físicos, jogos de tabuleiro e tempo ao ar livre. Essas atividades não apenas ajudam a reduzir o tempo de tela, mas também promovem habilidades sociais e criatividade.


Modelar Comportamentos Saudáveis: 

Como adultos, somos modelos para as crianças em nossas vidas. Ao demonstrar um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e atividades offline, podemos influenciar positivamente seus hábitos digitais.


Encontrar o equilíbrio certo entre o tempo de tela e a vida offline pode ser desafiador em um mundo cada vez mais digitalizado. No entanto, ao seguir diretrizes de tempo de tela e implementar estratégias para gerenciar seu uso, podemos criar um ambiente digital saudável que promove o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.








tempo uso de telas

bottom of page