Cientistas criam córnea com de pele de porco e devolvem a visão a 20 pessoas com ceratocone
top of page
  • Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista

Cientistas criam córnea com de pele de porco e devolvem a visão a 20 pessoas com ceratocone

Atualizado: 11 de mar.

Mundialmente, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas são cegas devido a doenças corneanas que dependem de transplante. Mas o que é a córnea? Ela é a estrutura transparente que “cobre” o colorido do olho, a íris.


Mas há outros números também alarmantes. Dos pacientes que necessitam de transplante, apenas 1 a cada 70 paciente recebem uma córnea doadora, isso porque, a maioria dos indivíduos que necessitam desse tipo de cirurgia moram em países de médio e baixo rendimento, sendo muito limitado o acesso ao tratamento.

Cientistas criam córnea com de pele de porco e devolvem a visão em pacientes com ceratocone

Nesse estudo científico realizado na Universidade de Linköping (LiU) e na LinkoCare Life Sciences AB, ambas na Suécia, os pesquisadores desenvolveram um biomaterial derivado da proteína do colágeno da pele do porco que foi implantado na córnea de pacientes com ceratocone. As cirurgias foram realizadas no Irã e na Índia.


Mas perguntas ainda nos rodeiam…


Como é feito e o que contém essa córnea com pele de porco milagrosa?

Através de um processo de bioengenharia, os cientistas usaram moléculas derivadas do colágeno de pele de porco extremamente purificaras para ciar esse novo implante.



Qual o maior objetivo desse estudo de córnea com pele de porco?

Mehrdad Rafat, professor na LiU, fundador e CEO da empresa que fabrica as córneas, quer assegurar que esse produto seja acessível a todas as classes sociais e todos os países, isso porque, a pele do porco é um sub produto da indústria alimentícia, e dessa maneira, disponível com facilidade em inúmeros países além de ser economicamente acessível. Além disso, essas córneas podem ser armazenadas por até dois anos antes da sua utilização.


Como é o método de implante da córnea com pele de porco?

Os estudiosos desenvolveram um novo método cirúrgico minimamente invasivo, no qual é feito uma pequena incisão na córnea receptora e o implante é inserido e não há necessidade de pontos.


As cirurgias piloto foram realizadas no Irã e na Índia, locais onde há uma falta significativa de córneas doadoras e de reduzidas opções de tratamento.

Vinte (20) pessoas com baixa acuidade visual, até consideradas cegas, devido ao quadro de Ceratocone receberam o implante. O pós operatório foi de 8 semanas com colírios imunossupressores para evitar a rejeição. Os pacientes foram acompanhados durante dois anos e não foram observadas complicações durante esse período.

Entretanto, vale ressaltar que esse é um estudo preliminar e existe a necessidade de um estudo clínico mais amplo e aprovações de autoridades reguladoras para atender as pessoas em nível mundial.


Os resultados promissores foram divulgados na revista Nature Biotechnology.








Córnea com pele de porco


bottom of page