Cirurgia de Catarata em Ribeirão Preto | Dra. Bruna Vilella
top of page

Cirurgia de Catarata

O que é a cirurgia de catarata?

Temos dentro do nosso olho, uma lente natural que confere parte do nosso grau, ela se chama cristalino, pois é realmente cristalina e transparente. Com o passar dos anos e por fatores externos, essa lente vai se tornando opaca, e assim, a imagem que enxergamos não é mais formada com nitidez em nossa retina.  Na cirurgia de catarata retiramos o cristalino opaco e o substituímos por uma lente intraocular cristalina novamente, mas artificial. Essa lente é capaz de corrigir nosso grau e melhorar nossa qualidade e quantidade visual.

Como é feita a cirurgia de catarata?

Existem 2 técnicas cirúrgicas para realizar a cirurgia de catarata, a técnica manual e a técnica a laser.

Na cirurgia a laser, utilizamos o laser de femtosegundo (LenSx®) para a realização de etapas como as incisões, capsulorrexe e nucleofragmentação, assim, cada etapa da cirurgia, é personalizada de acordo com as características anatômicas de cada paciente. Além disso, com o uso de tecnologia de ponta, o LenSx® cria imagens em 3D, permitindo programar cada passo da cirurgia com o máximo de precisão. Ele utiliza a tecnologia de laser de femtosegundo, que possibilita a fragmentação do cristalino em pequenos pedaços fáceis de serem removidos, necessitando de pouca ou nenhuma energia ultrassônica. Já na cirurgia tradicional, com técnica manual, as incisões são feitas com bisturi e a quebra do núcleo da catarata é feita de forma manual.

Benefícios da cirurgia de catarata a laser

  • Melhor controle

  • Alta reprodutibilidade

  • Personalização das etapas cirúrgicas

  • Alto nível de precisão

  • Aumento do desempenho

  • Utilização de pouca ou nenhuma energia de ultrassom

O que as técnicas de cirurgia de catarata manual e catarata a laser tem em comum?

Para ambas as técnicas, o processo de retirada do núcleo fragmentado da catarata é feito com ultrassom e para o implante da lente intra ocular há um injetor específico.

cirurgia a laser
cirurgia de catarata a laser em ribeirão preto

É possível corrigir o grau com a cirurgia de catarata?

Sim. Quando colocamos a lente intraocular (LIO) conseguimos corrigir o grau do paciente também.

Como escolher a lente na cirurgia de catarata?

A escolha adequada da LIO (Lente Intraocular) é extremamente importante para satisfação pós cirúrgica do paciente, pois como essa lente tem graduação, ela pode “zerar” o grau do paciente, ou seja, dependendo da lente escolhida o paciente pode voltar a enxergar sem a necessidade de uso de óculos.

Mas vale lembrar, que nem sempre a lente que queremos pode ser a mais adequada para o nosso olho, cada caso deve ser avaliado individualmente entre o paciente e seu oftalmologista.

  • LIO monofocal esférica

  • LIO monofocal asférica

  • LIO tórica

  • LIO multifocal (trifocal e foco extendido)

  • LIO multifocal tórica

Qual a diferença entre essas lentes intra oculares colocadas na cirurgia de catarata?

Corrige apenas hipermetropia ou miopia, melhorando a quantidade visual do paciente para apenas 1 foco de visão (longe ou perto). Nesse caso, muitas vezes optamos por corrigir o grau de longe do paciente e ele ainda precisará de um óculos para perto, e caso o paciente tenha grau de astigmatismo relevante, ainda vai precisar de óculos para corrigir perto e longe.

Assim como as lentes esféricas, corrigem apenas a hipermetropia ou miopia, entretanto, como são de alta tecnologia, corrigem também as aberrações ópticas oculares de alta ordem, dessa maneira, além de melhorar a quantidade visual do paciente, também oferece uma melhor qualidade visual comparada com as lentes esféricas.

São lentes de alta tecnologia que além de corrigir a hipermetropia ou miopia, também corrigem o astigmatismo. São indicadas para paciente com astigmatismo mais alto. Mas como ainda são monofocais, ou seja, só corrigem um foco, o paciente provavelmente ainda precisará de um óculos para perto.

São lentes de alta tecnologia que corrigem a visão de longe, intermediária e de perto na mesma lente dando uma maior independência visual aos pacientes. Nesse caso, provavelmente, o paciente não sentirá mais necessidade do uso de óculos.

São lentes de alta tecnologia que combinam as 2 tecnologias. É indicada para pacientes que não querem mais ter a dependência do uso de óculos e que possuem astigmatismo mais alto.

Estou em dúvida em fazer a cirurgia de catarata a laser ou a cirurgia de catarata manual e qual lente escolher, o que fazer?

Cada paciente deve ser avaliado individualmente, e com a ajuda do seu oftalmologista a indicação correta e a escolha será mais fácil, então, sempre converse com o seu médico para avaliar e decidir qual a melhor opção no seu caso.

A lente intraocular (LIO) pode ser rejeitada pelo olho? Pode ser trocada?

As LIOs já são feitas para não haver rejeição. Não há necessidade de troca ao longo da vida, por isso a importância de colocar uma lente de boa qualidade. Caso seja necessário por algum motivo realizar uma troca de lente intraocular, é necessário que se faça outra cirurgia.

É preciso dar ponto na cirurgia de catarata?

Não! Para realizar a retirada do núcleo fragmentado e implante da lente intraocular realizamos uma microincisão (entre 2,2-2,5 milímetros) na córnea, essa incisão é autocelente, pois isso não é preciso dar pontos na cirurgia de catarata.

Como é a anestesia na cirurgia de catarata? O Paciente sente dor?

A anestesia é tópica, ou seja, apenas com colírio anestésico. Entretanto também é feito uma sedação leve para o paciente ficar mais tranquilo e dormir um pouco. Sendo assim, o paciente não sente nenhuma dor.

A catarata precisa “amadurecer” para o paciente operar?

Não. Com os avanços na área oftalmológica, hoje podemos indicar a cirurgia sempre que a doença prejudicar o ritmo e qualidade de vida do paciente.

A cirurgia é o único tratamento para catarata?

Sim, ainda não existe qualquer outro tipo de colírio ou procedimento para tratar a catarata, apenas a cirurgia.

E se não fizer a cirurgia de catarata?

A catarata sempre tem a tendência de evoluir, essa evolução vai depender principalmente do tipo de catarata, e se não tratada, pode chegar a levar à cegueira total. Mas calma! É uma cegueira reversível, ou seja, após a cirurgia o paciente volta a enxergar novamente.

É preciso internação para fazer a cirurgia de catarata?

Não. O paciente opera, e tem alta no mesmo dia.

Pode operar os 2 olhos no mesmo dia na cirurgia de catarata?

Não é recomendado operar os dois olhos no mesmo dia. Por tratar-se de uma cirurgia intraocular e existir a chance de infecções.

Quanto tempo dura a cirurgia de catarata?

A cirurgia é rápida, dura cerca de 20-30 minutos. O processo de preparação ocular, entrada, posicionamento e retirada do paciente da sala demora mais do que o próprio ato cirúrgico.

Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?

A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas em geral, após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, as suas atividades diárias, e ao final de 30-45 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.

Quais os cuidados no pós operatório da cirurgia de catarata?

Basicamente não realizar esforço físico. Não abaixar e levantar a cabeça abruptamente, não dormir do lado do olho operado, e o mais importante de tudo, usar os colírios do pós-operatório adequadamente para evitar infecções.

É necessário se afastar do trabalho após a cirurgia de catarata?

Isso vai depender da atividade que o paciente executa, mas no geral, é recomendável deixar alguns dias de pós-operatório, principalmente pelo uso dos colírios na primeira semana, que é mais intensa.

A catarata pode voltar?

Não, uma vez retirada, a catarata não pode voltar. Porém a cápsula posterior da lente intra ocular pode se opacificar, caso isso ocorra é necessário uma limpeza com Yag Laser para corrigir o embaçamento visual causado.

Qual o preço da cirurgia de catarata? Qual o valor da cirurgia de catarata? Quanto custa a cirurgia de catarata?

O valor pode variar de região para região e fatores como tipo de técnica cirúrgica utilizada e tipo de escolha da lente influenciam no valor, mas essa cirurgia é coberta pelo plano de saúde. Entretanto, caso o paciente opte por fazer a cirurgia com técnica a laser e/ou caso ele escolha uma lente de alta tecnologia, o plano geralmente não cobre o valor do laser e/ou o valor da diferença da lente. E ainda, por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos, por isso a melhor maneira de saber certinho essas informações é através da consulta com o seu oftalmologista.

É verdade que é necessário limpar a lente após um tempo da cirurgia de catarata?

Na cirurgia de catarata, após a retirada do cristalino que está opaco (lente natural do olho), é implantada uma lente artificial dentro de seus olhos. Esta lente é implantada em um suporte que a manterá na sua devida posição, o nome desse suporte é cápsula posterior. O que acontece, é que algum tempo após a cirurgia de catarata, esse suporte pode apresentar opacificação, deixando a visão menos nítida, por isso a necessidade da limpeza.

Como é feita a limpeza da lente de catarata?

Chama-se CAPSULOTOMIA COM YAG LASER. Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação, com duração de aproximadamente 10 minutos, indolor, em que através da energia emitida pelo laser é rompida a área central da opacificação. Após aproximadamente 3 dias do procedimento há restauração da visão.

Saiba mais sobre a catarata nessa postagens:

OCP - Yag Laser

Yag-Laser: Limpeza de Opacidade de Capsula Posterior de Lente Intraocular 

Yag foto
Opacidade capsula posterior de lentre intra ocular após Cirurgia Catarata - sujeira na lente de catarata
Opacidade capsula posterior de lentre intra ocular após Cirurgia Catarata - sujeira na lente de catarata
Opacidade capsula posterior de lentre intra ocular após Cirurgia Catarata - sujeira na lente de catarata

Cirurgia de catarata em ribeirão preto

bottom of page