
Cirurgia de Catarata
Como é a cirurgia de catarata?
Na Cirurgia de Catarata há a quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom (Faco-emulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável através de uma microincisão (entre 2,2-2,5 milímetros) realizada na córnea. Atualmente existe um método mais moderno de cirurgia de catarata a laser, na qual utiliza-se um aparelho de laser de femtosegundo (LenSx®) para realização de algumas etapas da cirurgia (incisões, capsulorrexe, nucleofragmentação) com benefício de dar mais precisão, previsibilidade e reprodutibilidade a cirurgia de catarata.
A escolha adequada da LIO (Lente Intraocular) é de suma importância para satisfação pós cirúrgica do paciente. O implante de uma LIO possibilita além da restauração da visão uma correção refrativa também, ou seja, uma correção do grau dos óculos. Para isso existem as LIOs monofocais (esféricas e asféricas) e as chamadas de LIOs "Premium" (tórica, multifocal, multi-tórica) com alta tecnologia que corrigem astigmatismo e possibilitam a multifocalidade (visão de perto e longe). O oftalmologista através do estudo adequado do olho do paciente poderá julgar qual a melhor opção de LIO levando em consideração a expectativa visual do paciente.
-
Esféricas: corrigem apenas a miopia ou a hipermetropia por possuírem somente um foco.
-
Asféricas: são lentes monofocais de alta tecnologia que corrigem miopia e hipermetropia e também aberrações ópticas oculares de alta ordem, dessa maneira, dando ao paciente, uma melhor qualidade visual comparada com as lentes esféricas.
-
Tórica: são também consideradas lentes de alta tecnologia corrigem de maneira eficaz astigmatismo maior que 1,0 grau
-
Multifocal: são lentes de alta tecnologia que corrigem a visão de longe, intermediária e de perto na mesma lente dando uma maior independência visual aos pacientes. Para algumas situações de leitura, ou dependendo da exigência do paciente, será necessário ainda o uso de óculos, mas numa frequência bem menor.
-
Multifocal-Tórica: combinam as duas tecnologias.
Como é a anestesia na cirurgia de catarata?
A anestesia é tópica, ou seja, apenas com colírio anestésico. Entretanto também é feito uma sedação leve para o paciente ficar mais tranquilo e dormir um pouco.
É preciso dar pontos na cirurgia de catarata?
Na maioria dos casos não é necessário dar pontos, pois trata-se de incisões auto- selantes. Mas dependendo do intra- operatório, o cirurgião pode optar por dar alguns pontos como segurança.
É preciso internação para fazer a cirurgia de catarata?
Não. Pode-se usar o "Day- Use". Interna, opera, e tem alta no mesmo dia.
Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?
A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas em geral, após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, as suas atividades diárias, e ao final de 30-45 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.
É possível corrigir o grau com a cirurgia?
Sim. Quando colocamos a lente intraocular conseguimos corrigir o grau do paciente também.
Pode operar os 2 olhos no mesmo dia?
Não é recomendado operar os dois olhos no mesmo dia por tratar-se de uma cirurgia intraocular e existir a chance de infecções.
Quanto tempo dura a cirurgia de catarata?
A cirurgia é rápida, durando em media 20-30 minutos. Demora mais para arrumar a sala cirúrgica e o paciente do que o próprio ato cirúrgico.
Quais os cuidados no pós operatório da cirurgia de catarata?
Basicamente não realizar esforço físico. Não abaixar e levantar a cabeça abruptamente, não dormir do lado do olho operado, e o mais importante de tudo, usar os colírios do pós-operatório adequadamente para evitar infecções.
É necessário se afastar do trabalho?
É recomendável deixar alguns dias de pós-operatório, principalmente pela posologia dos colírios na primeira semana, que é mais intensa.
A lente-intraocular pode ser rejeitada pelo olho? Pode ser trocada?
As lentes intraoculares já são feitas para não haver rejeição. Não há necessidade de troca ao longo da vida, por isso a importância de colocar uma lente de boa qualidade. Caso seja necessário por algum motivo realizar uma troca de lente intraocular, é necessário que se faça outra cirurgia.
A catarata pode voltar?
Não, uma vez retirada, a catarata não pode retornar. Porém a cápsula posterior da lente intra ocular pode se opacificar, caso isso ocorra é necessário uma limpeza com Yag Laser para corrigir o embaçamento visual causado.
É verdade que é necessário limpar a lente após um tempo da cirurgia de catarata?
Na cirurgia de catarata, após a retirada do cristalino que está opaco (lente natural do olho), é implantada uma lente artificial dentro de seus olhos. Esta lente é implantada em um suporte que a manterá na sua devida posição, o nome desse suporte é cápsula posterior. É que em algum tempo após a cirurgia de catarata, esse suporte pode apresentar opacificação, deixando a visão menos nítida.
Chama-se CAPSULOTOMIA COM YAG LASER. Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação, com duração de aproximadamente 10 minutos, indolor, em que através da energia emitida pelo laser é rompida a área central da opacificação. Após aproximadamente 3 dias do procedimento há restauração da visão.
Cirurgia e tipos de lente



_p.png)

_p.png)
_p.png)
_p.png)
_p.png)
_p.png)
Yag-Laser: Limpeza de Opacidade de Capsula Posterior de Lente Intra Ocular


