a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Catarata

O que é a catarata?

A catarata é a opacificação do cristalino, o que resulta na diminuição progressiva da visão, e pode levar à cegueira. Na maioria das vezes, a doença decorre do processo natural de envelhecimento, afetando, principalmente, pessoas com mais de 50-60 anos. Entretanto, fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabetes e uso de corticoides também podem fazer com que o paciente desenvolva a doença. A catarata está entre as principais causas de cegueira do mundo, porém, é reversível por meio de cirurgia.

Quais os sintomas da catarata?

Os sintomas mais comuns são embaçaamento da visão, ofuscamento pela luz do sol e farol de carro, e dificuldade de enxergar, aumentando com pouco ou excesso de luz.

Quais os tipos de catarata?

• Congênita: é a opacidade do cristalino desde o nascimento. Pode acontecer quando a mãe tem alguma doença que atinge o feto durante a gravidez.

• Senil: é a mais comum! Ocorre pelo processo natural de envelhecimento, normalmente, a partir dos 50 - 60 anos de idade.

• Traumática/Medicamentosa: é provocada por acidentes que lesionam o olho ou pelo uso prolongado e excessivo de corticoide (via oral, nasal ou colírio).

Qual o tratamento da catarata?

Após a detecção, realizada na consulta com um oftalmologista, o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Não existem colírios ou óculos capazes de solucioná-la. (Saiba mais sobre essa cirurgia)

Dica da Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista em Ribeirão Preto

• Evite o uso de colírios corticoides sem o acompanhamento do oftalmologista;

• Controle o diabetes.

Recém-nascidos devem ser examinados por um oftalmologista para verificar a presença de catarata, visando evitar que o desenvolvimento da visão seja afetado.

Catarata avançada
biomicroscopia na lampada de fenda e cristalino
tipos de catarata - cotical anterior - nuclear - subcapsular posterior
Cirurgia Catarata - retirada do cristalino e colocação lente intra ocular