• Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista em Ribeirão Preto

Lente de contato que previne a cegueira por glaucoma

Desenvolvido por pesquisadores chineses, essa lente de conta funciona como um dispositivo que detecta a pressão ocular e pode liberar um medicamento para tratar pacientes com glaucoma.


Até o momento, a lente foi testada em olhos de porcos e coelhos vivos. Esta não é a primeira vez que um dispositivo como este é criado. A diferença é que anteriormente, os dispositivos criados eram para só detectar a pressão intra ocular ou só para a entrega do medicamento, agora, essa nova tecnologia visa fazer as duas atividades em conjunto.


Porém, as lentes de contato inteligentes enfrentam algumas questões importantes de produção, pois incorporar circuitos elétricos e sensores flexíveis e ultrafinos representa um grande desafio de engenharia.


Mas parece que a equipe fiz algum progresso, segundo os cientistas, a lente possui uma dupla camada e revestida com um medicamento chamado brimonidina, na interface interna há um filme de ar ultrafino que se conecta a um circuito elétrico que detecta mudanças na pressão intraocular. Quando a pressão atinge níveis acima na normalidade, o sistema libera o remédio.


Nos experimentos realizados em animais, foi constatado que a pressão ocular permaneceu baixa após a administração do medicamento, e não alterou rapidamente quanto com o uso dos colírios. Apesar dos bons resultados, mais estudos ainda são necessários até que a tecnologia possa ser testada em humanos.


Fonte: Época Negócios



Lente contato tecnologia