Flashes e pontos luminosos na visão até com olhos fechados
- Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista
- 28 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jul.
Já chegou a enxergar flashes ou pontos luminosos, mesmo com olhos fechados?
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
Por que a fotopsia acontece?
Ela acontece quando o vítreo, gel que preenche a parte interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, isso faz com que os fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro) sejam ativados, daí essa sensação de flashes ou pontos luminosos, muito relatam até como “vagalumes”.
O vítreo é um fluido gelatinoso e espesso, que normalmente, possui um movimento harmônico, entretanto, com o passar dos anos, ele fica cada vez mais liquefeito e mais sensível ao balançando intraocular. Por esse motivo, apesar desse fenômeno ocorrer em qualquer idade, ele passa a ser mais prevalente a medida que ficamos mais velhos.
Existem situações em que podemos ver esses flashes e pontos luminosos na visão com maior frequência?
Sim! Como citado anteriormente, a medida que vamos envelhecendo, isso pode se tornar mais frequente, mas existem outras ocasiões em que isso também tem uma maior prevalência: como na gestação, em pacientes míopes e na enxaqueca.
Mesmo não sendo considerado um problema grave devemos ficar atentos! Existem situações em que esses flashes podem corresponder a uma patologia mais séria. Por isso, sempre consulte um oftalmologista quando esses sintomas aparecerem. Só seu médico poderá fazer um diagnóstico correto e avaliar se há algum risco a alguma estrutura ocular.
Tratamento para fotopsia:
Quando ela não está associada a algum problema ocular, não há necessidade de tratamento, simplesmente acompanhamento de rotina no oftalmologista.
Em situações de enxaqueca com aura, medicamentos para controlar geralmente são suficientes para reduzir as queixas de fotopsia.
Pacientes com descolamento de retina necessitam de tratamento cirúrgico ou com laser.
Quando devo me preocupar e procurar auxílio médico em casos de manchas, flashes, luzes no meu campo de visão?
Os flashes forem frequentes ou intensos;
Houver aparecimento súbito de manchas escuras (moscas volantes);
Perder parte do campo visual (como uma “cortina” na visão);
Perceber sombra, borrões ou visão embaçada de forma súbita;
Já tiver histórico de descolamento de retina na família.
Elas são conhecidas como MOSCAS VOLANTES, entenda melhor nessa outra postagem. (Clique aqui). Esse é um outro fenômeno causado pelo atrito do vítreo.
Dúvidas Frequentes sobre Flashes na Visão
Flashes nos olhos são normais?
Podem ser comuns em pessoas com idade acima dos 50 anos, devido ao descolamento vítreo. Porém, é importante avaliar a causa para descartar problemas mais sérios.
Flashes e moscas volantes são a mesma coisa?
Não. Flashes são luzes ou clarões, enquanto moscas volantes são manchas ou pontos escuros que se movem na visão.
Dormir mal ou estresse pode causar flashes?
Distúrbios do sono e estresse podem agravar enxaquecas, mas não costumam ser a causa direta de fotopsias persistentes.

Comentarios