Dra. Bruna Vilella - Oftalmo em Ribeirão Preto | Hemorragia

Hemorragia Subconjuntival

O que é hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou "sangue nos olhos"?

A hemorragia subconjuntival, também conhecida como derrame ocular ou "sangue nos olhos", ocorre quando pequenos vasos sanguíneos na conjuntiva (a membrana transparente que cobre a parte branca do olho) se rompem e sangue se acumula sob a superfície da conjuntiva. O aspecto estético é uma mancha vermelha bem localizada, que aparece subitamente e não costuma provocar sintomas relevantes, sendo muitas vezes notada por outras pessoas ou ao olha no espelho.

Sintomas e sinais da hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou "sangue nos olhos"

Mancha vermelha

A principal característica é uma mancha vermelha na parte branca do olho (esclera). Essa mancha pode variar em tamanho, desde pequenas manchas até uma área maior de vermelhidão, dependendo da extensão da hemorragia.

Ausência de dor

Normalmente, a hemorragia subconjuntival não causa dor. A maioria das pessoas não percebe até que olhem no espelho ou alguém comente sobre a vermelhidão em seus olhos.

Sem mudanças na visão

A visão não é afetada pela hemorragia subconjuntival. Geralmente, a mancha vermelha não cobre a córnea (a parte transparente na frente do olho), então não há obstrução visual.

Sensação de irritação ou desconforto

Em alguns casos, pode haver uma sensação leve de irritação ou desconforto nos olhos, mas isso não é comum e geralmente é muito leve.

Possível sensibilidade à luz

Em casos raros, pode haver uma leve sensibilidade à luz (fotofobia), mas isso não é típico da hemorragia subconjuntival.

Hemorragia Subconjuntival - derrame ocular

Causas da hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou "sangue nos olhos"

• Tosse e espirros;

• Vômitos;

• Esforços, como levantamento de pesos;

• Atividade física intensa;

• "Coçar o olho";

• Trauma;

• O uso de anticoagulantes, medicamentos para tornarem o sangue mais "fino";

• Após cirurgia ocular;

• Hipertensão Arterial;

• Diabetes;

• Distúrbios na coagulação do sangue;

• Deficiência de vitamina K (a vitamina K tem uma importante função na coagulação do sangue).

Tratamento da hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou "sangue nos olhos"

• Observação e acompanhamento: Em muitos casos, a hemorragia subconjuntival desaparece espontaneamente dentro de uma ou duas semanas sem nenhum tratamento específico. Durante esse período, é importante evitar esfregar os olhos e evitar atividades que possam aumentar a pressão intraocular, como levantar pesos pesados.

• Aplicação de compressas frias: Aplicar compressas frias sobre o olho afetado pode ajudar a reduzir a vermelhidão e o desconforto. Isso pode ser feito com uma bolsa de gelo envolta em uma toalha fina, aplicada suavemente sobre o olho fechado por cerca de 10 a 15 minutos, algumas vezes ao dia.

• Colírios de lágrima artificial: Uso de colírios lubrificantes, principalmente gelado, podem diminuir a sensação de corpo estranho

• Evitar atividades extenuantes: Evite atividades físicas extenuantes que possam aumentar a pressão sanguínea e, consequentemente, a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos.

• Consultar um oftalmologista: Se a hemorragia subconjuntival estiver associada a sintomas como dor intensa, alterações na visão ou se a vermelhidão persistir por mais de duas semanas, é importante consultar um oftalmologista. O médico pode avaliar a causa subjacente da hemorragia e fornecer orientações adicionais, se necessário.