Hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue no olho”
top of page
  • Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista

Hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos” Porque isso acontece?

Atualizado: 11 de mar.

Você já notou uma mancha vermelha assustadora no branco do seu olho? Não se preocupe, você pode estar experimentando o que é conhecido como hemorragia subconjuntival, uma condição ocular relativamente comum e geralmente inofensiva. Vamos explorar mais sobre o que é a hemorragia subconjuntival, suas causas e como é tratada.


A hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos” ocorre quando vasos sanguíneos que ficam abaixo da conjuntiva se rompem, ou seja, ocorre uma hemorragia subconjuntival. A conjuntiva, uma camada fina e semitransparente que reveste a esclera (parte branca dos olhos).


Esse tipo de hemorragia é inofensiva na grande maioria dos casos, não chega afetar a acuidade visual e pode se resolver espontaneamente, sem o uso de colírios.


Quais os principais sintomas da hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos”?

Quando um vaso subconjuntival se rompe, forma-se uma mancha vermelho vivo na parte branca do olho que pode ter formatos e tamanhos diferentes. Na grande maioria dos casos os paciente não sente nada e vai reparar quando se olha no espelho ou quando alguém visualiza essa mancha e acaba alertando.


Entretanto, quando a vermelhidão está associada a dor ou ardência ocular, sensibilidade à luz (fotofobia), visão turva ou secreção, devemos fazer diagnósticos diferenciais e obrigatoriamente passar pela avaliação de um oftalmologista.



O que pode causar uma hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos”?

O rompimento desses vasinhos pode ocorrer por diferentes motivos e geralmente, associada às seguintes causas:

-Tosse e espirros

-Força para fazer cocô

-Vômitos

-Esforços, como levantamento de pesos

-Atividade física intensa

-Coçar os olhos

-Traumas

-Após cirurgia ocular

-O uso de anticoagulantes, medicamentos para afinar o sangue

-Hipertensão Arterial

-Diabetes

-Distúrbios na coagulação do sangue

-Deficiência de vitamina K (a vitamina K tem uma importante função na coagulação do sangue)


Existe risco de perda visual na Hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos”?

Não!

Apesar do incomodo e acabar gerando um visual desagradável, o rompimento dos vasos não afeta a visão e nem ocasiona cegueira. Mas, quando o aparecimento desse tipo de derrame ocular se torna frequente, devemos fazer investigações para identificar a casa base e trata-la.


Quais as principais formas de tratamento da hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos”?

Geralmente mancha sai naturalmente em cerca de 2 a 3 semanas, mas podemos usar colírios de lagrimas artificiais gelado para auxiliar na melhora do quadro. Se conseguirmos identificar a causa base, também devemos trata-la. Por exemplo, se a causa for coceira, devemos evitar coçar os olhos; se a causa for o uso de anticoagulantes, devemos avaliar o ajuste na dose.



Como evitar a Hemorragia subconjuntival ou derrame ocular ou “sangue nos olhos”?

Evite Traumas Oculares

Lesões oculares podem causar hemorragias subconjuntivais. Use óculos de proteção ao realizar atividades que representam risco de lesões nos olhos, como esportes de contato ou trabalhos que envolvem a manipulação de produtos químicos.


Proteja seus Olhos do Ar Seco e do Vento: 

O ar seco e o vento podem causar irritação ocular, levando ao surgimento de uma hemorragia subconjuntival. Use óculos de sol ou óculos de proteção para proteger seus olhos do vento e use colírios lubrificantes para manter os olhos úmidos, especialmente em ambientes secos ou com ar condicionado.


Evite Esfregar os Olhos: 

Esfregar os olhos com muita força pode aumentar a pressão nos vasos sanguíneos da conjuntiva, aumentando o risco de hemorragia subconjuntival. Se sentir coceira nos olhos, tente piscar várias vezes ou use compressas frias para aliviar a coceira.


Mantenha uma Dieta Saudável: 

Uma dieta rica em nutrientes essenciais como vitaminas C e K pode ajudar a manter a saúde dos vasos sanguíneos oculares. Alimentos como frutas cítricas, vegetais de folhas verdes e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 são boas escolhas para a saúde ocular.


Controle a Pressão Arterial: 

A hipertensão arterial pode aumentar o risco de hemorragias subconjuntivais, portanto, é importante controlar a pressão arterial através de uma dieta saudável, exercícios regulares e, se necessário, medicação prescrita pelo médico.


Reduza o Estresse Ocular: 

Prolongar a exposição a telas de computador ou dispositivos móveis, trabalhar em ambientes com pouca luz ou esforçar os olhos pode aumentar a pressão nos vasos sanguíneos oculares, contribuindo para hemorragias subconjuntivais. Faça pausas regulares durante o uso de telas, ajuste a iluminação do ambiente de trabalho e siga as práticas de higiene visual recomendadas.


Consulte um Médico: 

Se você tiver tendência a hemorragias subconjuntivais frequentes ou se notar uma hemorragia subconjuntival persistente, consulte um oftalmologista para avaliação e orientação adequada.


Embora nem sempre seja possível evitar uma hemorragia subconjuntival, seguir essas dicas pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-la e promover a saúde geral dos olhos. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde se tiver preocupações ou sintomas oculares persistentes.





hemorragia subconjuntival, derrame ocular, sangue nos olhos

bottom of page