Dra. Bruna Vilella - Oftalmo em Ribeirão Preto | Conjuntivite

Conjuntivite

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma condição ocular comum caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana fina e transparente que reveste a parte interna das pálpebras e cobre a parte branca do olho (esclera). Essa inflamação pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções virais, bacterianas, alérgicas, irritações químicas ou irritações mecânicas.

Tipos de conjuntivite

Conjuntivite Viral

Causada por vírus, como adenovírus, herpes simplex vírus ou vírus da gripe. É altamente contagiosa e pode se espalhar facilmente através do contato com secreções oculares infectadas ou objetos contaminados.

Conjuntivite Bacteriana

Causada por bactérias, como Staphylococcus aureus ou Streptococcus pneumoniae. Também é contagiosa e pode se espalhar através do contato com secreções oculares infectadas.

Conjuntivite Alérgica

Resulta de uma reação alérgica a substâncias como pólen, poeira, pelos de animais ou produtos químicos. Não é contagiosa e geralmente é sazonal, ocorrendo em determinadas épocas do ano em resposta a alérgenos específicos.

Conjuntivite Irritativa ou Tóxica

Pode ocorrer devido à exposição a substâncias irritantes, como fumaça, poluentes atmosféricos, cloro de piscina ou produtos químicos presentes em cosméticos ou produtos de limpeza. Não é contagiosa e é desencadeada pela exposição a irritantes específicos.

Sintomas da conjuntivite

Os sintomas da conjuntivite podem variar dependendo do tipo e da causa, mas geralmente incluem:

• Olhos vermelhos

• Lacrimejamento

• Sensação de peso nos olhos

• Sensação de areia ou corpo estranho nos olhos

• Sensação de coceira

• Queimação nos olhos ou ardência ocular

• Sensibilidade à luz (fotofobia)

• Secreção ocular (que pode ser clara, amarelada ou esverdeada)

• Inchaço das pálpebras

• Visão embaçada

Diagnóstico do tipo de conjuntivite

O diagnóstico da conjuntivite geralmente é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente, no exame clínico realizado pelo médico oftalmologista e, em alguns casos, em testes adicionais para determinar a causa específica da conjuntivite. Em outras palavras, diferenciar os tipos de conjuntivite pode ser feito observando uma combinação de fatores, incluindo os sintomas apresentados pelo paciente, o histórico médico, o exame físico e, em alguns casos, testes laboratoriais.

Como diferenciar os tipos de conjuntivite?

• Sintomas

Início repentino, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, secreção ocular aquosa ou mucopurulenta.

• Histórico

Pode estar associado a uma infecção viral recente, como resfriado comum ou gripe, ou contato próximo com uma pessoa infectada.

• Exame físico

Pode haver linfonodos aumentados ao redor do ouvido ou pescoço.

• Sintomas

Vermelhidão nos olhos, secreção ocular purulenta (amarelada ou esverdeada), às vezes, a formação de crostas nos cílios pela manhã.

• Histórico

Pode estar associada a uma infecção bacteriana anterior, exposição a substâncias irritantes ou ou contato próximo com uma pessoa infectada.

• Exame físico

A secreção purulenta pode ser evidente durante o exame ocular.

• Sintomas

Coceira intensa nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, geralmente ocorre em ambos os olhos.

• Histórico

Associado a exposição conhecida a alérgenos, como pólen, poeira, pelos de animais ou produtos químicos.

• Exame físico

Pode haver sinais de alergia, como rinite alérgica ou eczema.

• Sintomas

Vermelhidão nos olhos, sensação de ardor ou queimação, lacrimejamento, pode ocorrer após exposição a irritantes químicos ou físicos.

• Histórico

Associado à exposição recente a produtos químicos irritantes, fumaça, poluentes atmosféricos ou lentes de contato mal higienizadas.

• Exame físico

Pode não haver sinais específicos além da inflamação da conjuntiva.

edema ou quemose conjuntival
conjuntivite limbar
papilas conjuntivais - alergia - reação papilar
conjuntivite limbar - Nódulos de Trantas

Tratamento das conjuntivites

O tratamento da conjuntivite varia dependendo do tipo e da causa subjacente da condição. Aqui estão as abordagens comuns de tratamento para cada tipo de conjuntivite:

Conjuntivite Viral

• Tratamento sintomático: Como não há tratamento específico para a conjuntivite viral, o foco é aliviar os sintomas. Isso pode incluir o uso de compressas frias sobre os olhos para reduzir a inflamação e o desconforto.

• Higiene ocular: Manter os olhos limpos e evitar coçar para prevenir a propagação da infecção.

• Controle dos sintomas: Colírios lubrificantes podem ajudar a aliviar o ressecamento e a irritação.

Conjuntivite Bacteriana

• Antibióticos tópicos: Geralmente são prescritos colírios ou pomadas antibióticas para ajudar a controlar a infecção bacteriana. É importante seguir as instruções do médico quanto à frequência e duração do uso.

• Higiene ocular: Lavar as mãos regularmente e evitar compartilhar toalhas ou objetos pessoais para prevenir a propagação da infecção.

• Compressas mornas: Pode ajudar a aliviar o desconforto e reduzir a formação de crostas nos cílios.

Conjuntivite Alérgica

• Evitar alérgenos: Identificar e evitar a exposição aos alérgenos desencadeantes é fundamental. Isso pode incluir evitar pólen, poeira, pelos de animais ou produtos químicos.

• Anti-histamínicos: Uso de anti-histamínicos orais ou colírios para reduzir a resposta alérgica e aliviar a coceira e a vermelhidão.

• Corticoides: Uso em forma de colírio ou em alguns casos, via oral, podem ser necessários e muitas vezes fundamentais para melhora da crise alérgica.

• Colírios lubrificantes: Podem ajudar a aliviar o ressecamento e a irritação causados pela conjuntivite alérgica.

Conjuntivite Irritativa ou Tóxica

• Remoção do irritante: Identificar e evitar a exposição ao agente irritante é crucial. Isso pode incluir evitar fumaça, produtos químicos irritantes, poluentes atmosféricos ou lentes de contato mal higienizadas.

• Colírios lubrificantes: Podem ajudar a aliviar a irritação e a sensação de queimação nos olhos.

Dica sobre conjuntivite da Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista em Ribeirão Preto

1. Mantenha a prática de lavar as mãos regularmente, utilizando água e sabão.

2. Evite o contato direto com os olhos sem antes higienizar as mãos adequadamente.

3. Evite o compartilhamento de produtos de maquiagem para os olhos com outras pessoas.

4. Não utilize lentes de contato que tenham sido previamente usadas por outra pessoa.

5. Evite o uso de colírios que tenham sido utilizados por alguém que esteja sofrendo de conjuntivite.

6. É recomendado não levar crianças com conjuntivite para o berçário ou escola até que a condição seja completamente resolvida.

7. Utilize exclusivamente produtos descartáveis para limpar os olhos afetados pela conjuntivite.

8. Faça a lavagem regular de lençóis, fronhas e toalhas para evitar a propagação da doença