a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Tumor de Conjuntiva

O que é?

Carcinomas oculares da conjuntiva, também chamados de carcinoma espino-celular (CEC), são tumores malignos que podem acometer a camada superficial do olho, a conjuntiva. Estas lesões podem aparecer como pintas ou inflamações locais, que podem crescer e se tornar elevados e com veias dilatadas.

O que causa este tumor?

Alguns fatores como exposição a luz solar (ultra- violeta) por muitas horas por dia durante muitos anos, além da infecção pelo vírus do HPV, podem contribuir para o aparecimento destes tumores.

Como tratar?

O tratamento destas lesões é a remoção cirúrgica, com técnicas especiais que diminuem a chance da lesão voltar. O material removido é encaminhado ao patologista, que confirma o diagnóstico de carcinoma e verifica se todo o tumor foi removido.

Em alguns casos pode ser necessário o tratamento com quimioterapia tópica, em forma de colírio, para erradicar o tumor. Nestes casos costuma-se usar colírio de medicamento chamado Interferon ou Mitomicina, por tempo variável que é determinado pelo médico.

Em alguns casos o tumor pode invadir a parede do olho e outros tratamentos, como a aplicação de radioterapia na forma de braquiterapia ou feixe externo, podem ser necessários.

Dica Dra. Bruna

  • Use óculos de sol com proteção UVA e UVB. 

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta - 08:00 às 18:00

Sábado - Fechado

 

Domingo - Fechado

Dra. Bruna Vilella -  Oftalmologia