
Tumor de Conjuntiva
O que é?
Carcinomas oculares da conjuntiva, também chamados de carcinoma espino-celular (CEC), são tumores malignos que podem acometer a camada superficial do olho, a conjuntiva. Estas lesões podem aparecer como pintas ou inflamações locais, que podem crescer e se tornar elevados e com veias dilatadas.
O que causa este tumor?
Alguns fatores como exposição a luz solar (ultra- violeta) por muitas horas por dia durante muitos anos, além da infecção pelo vírus do HPV, podem contribuir para o aparecimento destes tumores.
Como tratar?
O tratamento destas lesões é a remoção cirúrgica, com técnicas especiais que diminuem a chance da lesão voltar. O material removido é encaminhado ao patologista, que confirma o diagnóstico de carcinoma e verifica se todo o tumor foi removido. Em alguns casos pode ser necessário o tratamento com quimioterapia tópica, em forma de colírio, para erradicar o tumor. Nestes casos costuma-se usar colírio de medicamento chamado Interferon ou Mitomicina, por tempo variável que é determinado pelo médico. Em alguns casos o tumor pode invadir a parede do olho e outros tratamentos, como a aplicação de radioterapia na forma de braquiterapia ou feixe externo, podem ser necessários.
Dica da Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista em Ribeirão Preto
Use óculos de sol com proteção UVA e UVB.
