a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Pterígio e Pinguécula

O que é o PTERÍGIO?

O pterígio é uma doença ocular caracterizada pelo aparecimento de uma membrana fibrovascular sobre a córnea, que invade a superfície do olho, avançando em direção ao centro, podendo atingir a pupila. Quando chega neste estágio, pode comprometer a visão. Expor-se ao sol, sem proteção, pode causar o problema.

Sintomas

• Sensação de areia nos olhos;

• Ardência;

• Episódios de dor e coceira;

• Olho vermelho;

• Membrana que cresce em direção à íris.

Tratamento

O crescimento do pterígio é benigno, porém, quando seu desenvolvimento é contínuo, são indicados procedimentos cirúrgicos para evitar que a membrana chegue à pupila e afete a visão. Pessoas que se submetem à exposição solar excessiva podem voltar a ter pterígio, mesmo após a intervenção cirúrgica.

Cirurgia: Técnica Tradicional (com pontos)  X Cola Biológica (sem ponto)

A cola biológica reduz a inflamação pós operatória e melhora muito o desconforto que os pontos normalmente causam. Porém os trabalhos mais recentes mostram que o maior ganho é na verdade uma significativa diminuição da taxa de retorno do pterígio. É uma cirurgia mais cara porém mais segura e confortável.

Dica Dra. Bruna

• Evite expor-se ao vento, poeira e sol sem proteção;

• Use óculos de sol com proteção UVA e UVB.

O que é a PINGUÉCULA?

Pinguécula é uma lesão amarelada e um pouco elevada que se forma no tecido superficial à esclera (região branca do globo ocular) próximo à córnea. Tipicamente é encontrada na área da abertura palpebral, justamente a área exposta aos raios solares.

Sintomas

Geralmente causa poucos sintomas. Quando a pinguécula se torna elevada pode causar sensação de corpo estranho. Em alguns casos a pinguécula torna-se inflamada, uma condição chamada de pingueculite. Irritação e vermelhidão ocular ocorrem após exposição ao sol, natação, vento, poeira ou condições de ressecamento.

Tratamento

O tratamento da pinguécula depende da severidade dos sintomas. Todos os pacientes com pinguécula se beneficiam do uso de proteção solar (óculos solares). Colírios lubrificantes podem ser prescritos para alívio de sintomas leves e colírios anti-inflamatórios para os casos de pingueculites mais importantes.

A remoção cirúrgica da pinguécula pode ser considerada em casos mais severos, quando há interferência com a visão, o ato de piscar ou no uso de lentes de contato.
Algumas vezes, a pinguécula pode ser uma precursora do pterígio.

Dica Dra. Bruna

• Evite expor-se ao vento, poeira e sol sem proteção;

• Use óculos de sol com proteção UVA e UVB.

Cirurgia Pterígio

Cirurgia Pterígio com Pontos