Cirurgia de catarata, diferença da técnica a laser e tradicional
top of page
  • Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista

Cirurgia de catarata a laser e manual, qual a diferença?

Atualizado: 10 de mar.

A evolução da tecnologia na oftalmologia trouxe consigo inovações notáveis, especialmente no campo das cirurgias de catarata. Atualmente, pacientes têm a opção entre a tradicional cirurgia manual e a moderna cirurgia a laser. Vamos explorar as diferenças entre essas técnicas para ajudar você a tomar uma decisão informada quando se trata de restaurar sua visão. E assim, entender melhor a diferença entre a cirurgia de catarata a laser e manual.


Cirurgia de Catarata Manual

Incisões Manuais:

Na cirurgia manual, o oftalmologista utiliza bisturi para criar incisões na córnea, permitindo o acesso à lente opaca.


Facoemulsificação Manual

Durante a cirurgia, a lente catarata é quebrada manualmente em pequenos fragmentos por meio de um ultrassom manual (facoemulsificação). Os fragmentos são então aspirados do olho.


Inserção da Lente Intraocular (IOL):

Após a remoção da lente catarata, uma lente intraocular é inserida manualmente no local, proporcionando uma visão clara.




Cirurgia de Catarata com a Laser

Precisão Computadorizada: 

A cirurgia a laser utiliza um laser para criar incisões precisas na córnea, permitindo um acesso controlado à lente catarata. Proporcionando uma maior precisão cirúrgica.


Facoemulsificação a Laser:

O laser de fentossegundo é empregado para fragmentar a lente catarata de forma mais precisa, com maior potencia e menor energia do que a abordagem manual, facilitando a remoção eficiente.


Personalização da Cirurgia:

A técnica a laser oferece maior personalização, permitindo ao cirurgião ajustar o procedimento de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.


Principais Benefícios da Cirurgia de Catarata a Laser

Precisão Aprimorada:

A tecnologia a laser oferece uma precisão aprimorada, resultando em incisões mais controladas e menor impacto nos tecidos oculares circundantes.


Recuperação Mais Rápida:

Geralmente, os pacientes experimentam uma recuperação mais rápida com a cirurgia a laser devido à menor interferência nos tecidos.


Menor Dependência de Óculos:

Alguns pacientes relatam uma menor dependência de óculos após a cirurgia a laser, devido à precisão na colocação da lente intraocular.



Considerações Pós-Cirúrgicas

Ambas as técnicas oferecem resultados eficazes, mas a escolha entre cirurgia de catarata a laser e manual dependerá das necessidades individuais do paciente. O oftalmologista será capaz de orientar sobre a melhor opção com base em fatores como a saúde ocular, preferências pessoais e estilo de vida.


Conclusão

Se você está considerando a cirurgia de catarata, é crucial discutir as opções disponíveis com seu oftalmologista. Tanto a cirurgia manual quanto a a laser têm seus méritos, e a escolha dependerá de diversos fatores. Independentemente da técnica escolhida, a cirurgia de catarata continua a ser um procedimento seguro e eficaz, devolvendo a clareza à visão e melhorando significativamente a qualidade de vida.



Quer saber mais sobre a catarata? acesse os links abaixo









cirurgia de catarata, diferença entre laser a manual tradicional

bottom of page