a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Olho Seco

O que é?

A superfície do olho é lubrificada constantemente por uma fina camada chamada de filme lacrimal que contem água, muco e óleo, além de substancias responsáveis pela defesa de nosso olho contra infecções. Em alguns casos este filme lacrimal se torna instável, sendo incapaz de lubrificar efetivamente a superfície do olho. Esta alteração é chamada de "olho seco".

Causas

As causas mais comuns da síndrome do olho seco estão diretamente relacionadas com a idade e a menopausa. No entanto,

não podemos deixar de considerar o uso constante de celulares, tablets e computadores (de forma contínua ou excessiva), a exposição ao ar-condicionado, o uso de lentes de contato e a ingestão de medicamentos como benzodiazepínicos, antidepressivos, anti-histamínicos, analgésicos etc.

A síndrome do olho seco pode ocorrer em homens e mulheres, apesar de a menopausa ser um dos fatores de predisposição - e o gênero feminino ser mais afetado. Além disso, a doença surge em qualquer idade.

Entre as causas mais comuns para o olho seco, há problemas que podem atingir parte da população. Veja alguns deles abaixo.

• Problemas na composição lipídica da lágrima

A lágrima é composta por 3 camadas que são denominadas de aquosa, mucina e lipídica. A principal função da lágrima é a hidratação e lubrificação da superfície dos olhos. A camada lipídica tem a função de evitar que a camada aquosa evapore rapidamente, o que prejudicaria a lubrificação do olho.

Em algumas pessoas, há menor quantidade ou mesmo não existe a parte lipídica. Sendo assim, a lágrima evapora rapidamente e não cumpre sua função. Entre as causas dessa alteração, estão a deficiência de vitamina A, a menopausa e os problemas nas glândulas lacrimais.

• Pouca produção de lágrimas

Ainda não se sabe o motivo, mas algumas pessoas produzem uma menor quantidade de lágrimas do que a necessária para lubrificar os olhos. Normalmente, essa condição tem origem genética, sendo comum em membros de uma mesma família.

• Doenças oculares

Doenças oculares, como a blefarite (inflamação nas glândulas sebáceas da margem das pálpebras), as patologias da conjuntiva (membrana que recobre os olhos) e a conjuntivite (inflamação da conjuntiva), podem desencadear a síndrome do olho seco.

• Sequela de Cirurgias

Várias patologias e alterações dos olhos são tratadas com cirurgia atualmente. No entanto, em alguns casos pode haver lesão da área que é responsável por produzir as lágrimas ou do ducto que leva as lágrimas até os olhos. Assim, a produção se torna pequena ou insuficiente, causando a síndrome do olho seco.

Um exemplo é a cirurgia de miopia, em que se realiza a correção do grau, assim como os procedimentos para correção das pálpebras - chamados de blefaroplastia.

• Doenças Autoimunes

Algumas doenças autoimunes, como o lúpus e a síndrome de Sjögren, afetam bastante a produção de lágrimas. Como consequência, as glândulas salivares e os olhos ficam secos.

• Irritação excessiva do olho

• Ardência e queimação

• Embaçamento visual, geralmente tem que piscar para melhorar

• Sensação de ressecamento ocular

• Sensação de areia no olho ou corpo estranho

• Vermelhidão

• Coceira

• Sensibilidade à luz

• Produção excessiva de lágrimas (olhos lacrimejantes)

• Desconforto ao ler ou ver televisão

• Complicações ao utilizar lentes de contato

Tratamento

O tratamento varia conforme o estágio da doença. O tratamento básico para a síndrome do olho seco consiste na utilização de colírios de lágrimas artificiais. Elas devem ser colocadas nos olhos várias vezes ao dia, dependendo da necessidade específica de cada paciente.

Em casos mais severos, é possível ainda realizar a oclusão dos pontos lacrimais, evitando a drenagem por meio das vias lacrimais e mantendo-as na superfície ocular. O profissional, tomando por base os exames, escolherá o melhor tipo de tratamento para cada paciente.

Dica Dra. Bruna

• Após o diagnóstico, o paciente deve evitar ambientes com ar-condicionado.

• Procure por um oftalmologista antes de iniciar o uso de qualquer medicamento. Só ele pode escolher a melhor opção para tratar o caso, protegendo a saúde dos olhos do paciente e de seus familiares.