a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Mosca Volante

O que são?

As moscas volantes são manchas escuras, parecidas com filamentos, círculos ou teias, que aparecem no campo de visão, especialmente quando se observa uma imagem clara, como um papel branco ou um céu azul.

Geralmente, as moscas volantes nos olhos surgem com o envelhecimento, devido a falhas no vítreo, que é a parte gelatinosa do olho, no entanto, também podem acontecer em pacientes jovens devido a pequenos pontos de descolamento da retina, que apesar de não prejudicarem a visão, formam grumos que podem flutuar no líquido do vítreo, e formar sombras que são projetadas na retina.

Sintomas

Os sintomas de moscas volantes são, principalmente, o surgimento de manchas escuras no campo de visão que:

• São semelhantes a moscas, pontos, fios ou linhas transparentes que pairam no ar;

• Se movem quando se mexe os olhos ou quando se tenta olhar para eles;

• São mais fáceis de observar quando se olha para uma superfície branca, como uma parede.

No casos em que surgem outros sintomas como flashes, diminuição da visão ou escurecimento nos lados da visão é importante consultar um oftalmologista o mais rápido possível para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado, já que podem indicar problemas mais sérios, como o descolamento de retina.

Fatores de risco para desenvolvimento

Apesar do descolamento vítreo ser algo fisiológico, existem algumas condições que propiciam o aparecimento da mosca voltante como:

• Miopia

• Após cirurgia de catarata

• Após Yag laser (procedimento para limpeza da lente intra- ocular)

• Avanço da idade

• Trauma ocular

• Inflações oculares

Tratamento

O tratamento para moscas volantes nos olhos deve ser indicado e orientado por um oftalmologista, uma vez que, na maioria dos casos, não é necessário qualquer tipo de tratamento, sendo que o paciente deve se acostumar a enxergar desse jeito.

No entanto, quando o paciente já sabe que tem moscas volantes, deve voltar a consultar o médico sempre que as manchas aumentarem de tamanho ou em número, dificultando a visão.

Porém, nos casos mais graves, em que as manchas na visão são muito grandes ou surgem em grande número, o médico pode recomendar a cirurgia para dissolver as manchas ou para substituir o vítreo por outra substância. A cirurgia para moscas volantes pode ter alguns riscos, como lesões na retina e não tratar todas as manchas, sendo que, por isso, só é utilizada como último recurso.

Dica Dra. Bruna

• Olhar para cima, para baixo ou para os lados pode diminuir a incômoda sensação de visão de manchas móveis, reacomodam o fluido interno do olho, fazendo com que as "moscas volantes" saiam do seu campo central de visão;

• Caso você comece a ver luzes brilhantes e/ou "moscas volantes", agende uma consulta com o oftalmologista, para verificar se existe algum dano em sua retina.