Hordeolo - Terçol - Calazio | Dra. Bruna Vilella

Hordéolo - Terçol - Calázio

O que é Hordéolo ou Terçol?

Um hordéolo, mais comumente conhecido como terçol, é uma infecção bacteriana na borda palpebral, ele pode aparecer de 2 maneiras distintas:

Hordéolo ou terçol externo

O terçol externo é caracterizado pela formação de um pequeno abscesso na margem das pálpebras, resultante da inflamação e infecção dos folículos pilosos por uma bactéria da pele.

Hordéolo ou terçol interno

O terçol interno ocorre devido à infecção das glândulas sebáceas localizadas na face interna das pálpebras.

Embora os hordéolos não sejam geralmente considerados graves, eles tendem a ser dolorosos e têm uma duração média de 7 a 10 dias no caso dos externos, ou podem persistir por várias semanas se forem internos.

hordéolo externo - terçol externo
hordéolo interno - terçol interno
hordéolo terçol

Sinais e sintomas do Terçol ou Hordéolo

• Protuberância vermelha e inchada na borda da pálpebra.

• Sensibilidade ao toque na área afetada.

• Dor ou desconforto na região da pálpebra.

• Sensação de corpo estranho no olho.

• Lacrimejamento excessivo.

• Sensação de ardor ou coceira na pálpebra.

• Pode haver formação de pus na área afetada.

• Às vezes, o olho pode ficar mais sensível à luz.

O que é Calázio?

Um calázio é uma condição oftalmológica caracterizada pelo desenvolvimento de um pequeno nódulo não infeccioso na pálpebra. Esse nódulo é geralmente indolor e se forma devido à obstrução de uma glândula sebácea chamada glândula de Meibômio, localizada na espessura da pálpebra. O calázio resulta em uma acumulação de sebo e outras secreções glandulares, levando à formação do nódulo.

Diferentemente do terçol (ou hordéolo), que é uma infecção aguda causada pela bactéria Staphylococcus aureus, o calázio é um problema crônico e não infeccioso. Enquanto o terçol tende a ser doloroso e desaparece em alguns dias a uma semana, o calázio geralmente não causa dor e pode persistir por semanas ou meses se não for tratado.

calázio
alterações das glandulas de meibomios na formação do hordéolo

Sinais e sintomas do Calázio

• Nódulo ou inchaço na pálpebra, comumente indolor.

• Sensação de pressão ou peso na pálpebra afetada, se muito grande.

• Sensação de corpo estranho no olho.

• Visão embaçada, especialmente se o calázio estiver grande o suficiente para interferir no campo de visão.

• Eventual vermelhidão ao redor do nódulo.

Causas do Hordéolo, Terçol e Calázio

• Exposição aos agentes irritantes do meio ambiente: vento, poeira e ar- condicionado;

• Excesso de uso de telas (computador e celular);

• Olho Seco;

• Maquiagem;

• Má higiene ocular;

• Uso excessivo de lentes de contato;

• Distúrbios hormonais;

• Tatuagem palpebral;

• Aumento de oleosidade da pele;

• Blefarite.

Tratamento: Hordéolo  -Terçol - Calázio

Compressas Quentes

Aplicar compressas quentes sobre o terçol ou terçol ou calázio várias vezes ao dia pode ajudar a aliviar a dor, reduzir o inchaço e promover a drenagem do pus ou conteúdo da glândula obstruída. As compressas quentes também podem ajudar a acelerar o processo de cura.

Higiene Ocular

Manter uma boa higiene ocular, lavando delicadamente as pálpebras com água morna e sabão neutro, pode ajudar a prevenir a propagação da infecção e evitar a formação de novos terçóis, hordéolos ou calázios.

Medicamentos Tópicos

Em alguns casos, o médico pode prescrever pomadas antibióticas ou de corticoide para ajudar a tratar a infecção bacteriana e processo inflamatório associada ao terçol, hordéolo ou calázio.

Evitar Manipulação

É importante evitar espremer ou tentar drenar o terçol ou hordéolo ou calázio, pois isso pode espalhar a infecção para outras áreas ou levar a complicações.

Se o calázio persistir por várias semanas ou meses e não responder a outros tratamentos, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica do nódulo. Saiba mais aqui.

Dica da Dra. Bruna Vilella sobre Hordéolo, Terçol e Calázio | Oftalmologista em Ribeirão Preto

• Não utilizar lentes de contato durante o tratamento

• Evitar maquiagem dos olhos

• Compressas quentes sobre as pálpebras regularmente pode ajudar a manter as glândulas de Meibômio limpas e funcionando corretamente, reduzindo assim o risco de obstruções que levam ao desenvolvimento de hordéolos, terçóis e calázios.

• Aumente a higiene ocular, higiene é a melhor forma de prevenção

cirurgia de calázio em ribeirão preto