a-importancia-do-exame-oftalmologico-241

Hordéolo - Terçol - Calázio

O que é Hordéolo?

Conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna ou externa. O tipo externo é um pequeno abscesso na borda das pálpebras, gerado pela inflamação e infecção dos cílios por uma bactéria da pele.

O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas, presentes na parte de dentro das pálpebras. Essas glândulas são responsáveis pela produção de gordura do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento.

Apesar de não representarem nenhuma gravidade especial, os hordéolos, geralmente, são dolorosos e duram cerca de 7 a 10 dias, se externos, ou várias semanas, se internos.

Podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém, são mais frequentes nas crianças e em adolescentes, devido às alterações hormonais.

O que é Calázio?

O Calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. O calázio às vezes é confundido com um hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra. O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. Já o calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula.

• Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada

• Desconforto ao piscar

Causas

• Exposição aos agentes irritantes do meio ambiente: vento, poeira, ar- condicionado, etc.

• Maquiagem

• Má higiene ocular

• Uso excessivo de lentes de contato

• Distúrbios hormonais

• Tatuagem palpebral

• Atividades que demandam atenção contínua: computador, leitura, celular, etc. (Síndrome Visual do Computador)

Tratamento

Geralmente eles  evoluem espontaneamente, em geral, de uma a três semanas. Entretanto, compressas de água morna, quatro vezes ao dia, por 15 minutos cada, podem ajudar. Em alguns casos, os médicos prescrevem colírios e pomadas que podem acelerar o processo de cura e, em quadro mais graves, antibióticos via oral são indicados.

A excisão cirúrgica é indicada em casos em que não houve resposta ao tratamento com compressas e medicamentos uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído.

Dica Dra. Bruna

• Não utilizar lentes de contato durante o tratamento

• Evitar maquiagem dos olhos

• Não coçar os olhos