
Hordéolo - Terçol - Calázio
O que é Hordéolo?
Conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna ou externa. O tipo externo é um pequeno abscesso na borda das pálpebras, gerado pela inflamação e infecção dos cílios por uma bactéria da pele. O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas, presentes na parte de dentro das pálpebras. Essas glândulas são responsáveis pela produção de gordura do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento.
Apesar de não representarem nenhuma gravidade especial, os hordéolos, geralmente, são dolorosos e duram cerca de 7 a 10 dias, se externos, ou várias semanas, se internos. Podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém, são mais frequentes nas crianças e em adolescentes, devido às alterações hormonais.
O que é Calázio?
O Calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. O calázio às vezes é confundido com um hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra. O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. Já o calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula.
Sinais e sintomas
-
Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada
-
Desconforto ao piscar
Causas
-
Exposição aos agentes irritantes do meio ambiente: vento, poeira, ar- condicionado, etc.
-
Maquiagem
-
Má higiene ocular
-
Uso excessivo de lentes de contato
-
Distúrbios hormonais
-
Tatuagem palpebral
-
Atividades que demandam atenção contínua: computador, leitura, celular, etc. (Síndrome Visual do Computador)
Tratamento: Hordéolo - Calázio -Terçol
Geralmente eles evoluem espontaneamente, em geral, de uma a três semanas. Entretanto, compressas de água morna, quatro vezes ao dia, por 15 minutos cada, podem ajudar. Em alguns casos, os médicos prescrevem colírios e pomadas que podem acelerar o processo de cura e, em quadro mais graves, antibióticos via oral são indicados. A excisão cirúrgica é indicada em casos em que não houve resposta ao tratamento com compressas e medicamentos uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído, é uma cirurgia rápida, indolor e sem pontos.
Dica da Dra. Bruna Vilella | Oftalmologista em Ribeirão Preto
-
Não utilizar lentes de contato durante o tratamento
-
Evitar maquiagem dos olhos
-
Não coçar os olhos
-
Aumente a higiene ocular, higiene é a melhor forma de prevenção
-
Lembre-se! Apenas o oftalmologista realiza o exame para confirmar o diagnóstico



