ZEISS_BlogSmile_Novidades-1014x487.jpg

Crosslinking Corneano

O que é o Crosslinking?

É um procedimento que aumenta a resistência e a estabilidade da córnea e tem como finalidade impedir a progressão do ceratocone. Nele a riboflavina (vitamina B2) é associada à luz UVA de comprimento de onda específico emitida por uma fonte, aumentando a ligação das fibras de colágeno da córnea.

Quais são as indicações da cirurgia?

• Ceratocone

• Ectasia pós cirurgia refrativa

A cirurgia causa dor? Qual o tempo da cirurgia?

O procedimento é realizado com aplicação de colírio anestésico e não causa dor e dura cerca de uma hora.

Como é a recuperação?

Para a realização do Crosslinking, precisamos remover o epitélio corneano, a primeira camada de celular da Córnea, para facilitar a absorção da Riboflavina, medicação que favorece o fortalecimento das fibras de colágeno corneano.

A falta do epitélio, que se refaz totalmente em 7 a 10 dias, gera desconforto, lacrimejamento, ardência, e sensibilidade a luz. Estes sintomas estão presentes no primeiro dia, e melhoram após a primeiras 24 a 48 horas. O repouso, uso de colírios e ambientes com pouca luz amenizam estes sintomas.

Uma lente de contato é adaptada, e funciona como curativo. Ela é removida até o 10º dia, após a reepitelização completa da Córnea.

É também importante permanecer longe de áreas com muita poeira, ar condicionado ou ventilador, fumaça ou com vapores químicos, que podem causar irritação ocular.

Usar os colírios nos horários recomendados na receita médica, colocando uma gota de cada, com intervalo de 10 minutos quando coincidir o horário.