Cirurgia Refrativa

Técnicas Cirugicas

  •  PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

No PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser.

Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.

  •  LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):

No LASIK cria-se primeiramente um flap na camada mais externa da córnea (epitélio), para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, o flap é reposicionado.

Quem pode fazer?

É necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica com exame completo. O ideal é que os pacientes tenham:

  • Idade superior a 21 anos

  • Ausência de doenças oculares 

  • Grau estável

Existem riscos na cirurgia a laser?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a Cirurgia a Laser nos Olhos tem riscos sim, mas são raros e são mais encontrados no pós-operatório do que durante o procedimento.

Cirurgia a laser nos olhos dói? Precisa de anestesia?

Não para as duas perguntas. A Cirurgia a Laser nos Olhos é extremamente eficaz, indolor e confortável, necessitando apenas de poucas gotas de um colírio anestésico. É comum uma leve sensação de areia nos olhos, logo após a cirurgia.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ocular a laser?

É normal que em torno de 5 a 10 dias depois da cirurgia você já esteja apto para voltar às suas atividades de rotina normalmente.

Em quanto tempo sentirei o efeito da cirurgia?

A maioria das pessoas alcançam resultados e melhoras na visão logo após a cirurgia. Mas para sentir uma grande diferença na visão, o tempo normal é de duas a três semanas.

Posso operar os dois olhos no mesmo procedimento?

Sim! É totalmente seguro fazer a Cirurgia a Laser nos dois olhos. 

É possível que o problema volte após a cirurgia a laser?

As situações são raras e as chances são mínimas, mas os casos são particulares. Tudo vai depender do seu histórico ocular e do procedimento que poderá ser efetuado.

Posso praticar esportes após a cirurgia?

O indicado é que os esportes com interação de outras pessoas e objetos sejam evitados por pelo menos 2 a 4 semanas após a cirurgia a laser. Atividades sem contato físico e sem exposição ao cloro podem ser retomadas após uma semana.

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta - 08:00 às 18:00

Sábado - Fechado

 

Domingo - Fechado

Dra. Bruna Vilella -  Oftalmologia