Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

Como é a cirurgia de catarata?

A Cirurgia de Catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom (Faco-emulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável através de uma microincisão (entre 2,2-2,5 milímetros) realizada na córnea.

Atualmente existe um método mais moderno de cirurgia de catarata a laser, na qual utiliza-se um aparelho de laser de femtosegundo (LenSx®) para realização de algumas etapas da cirurgia (incisões, capsulorrexe, nucleofragmentação) com benefício de dar mais precisão, previsibilidade e reprodutibilidade a cirurgia de catarata.

Qual a melhor lente intra ocular?

A escolha adequada da LIO (Lente Intraocular) é de suma importância para satisfação pós cirúrgica do paciente. O implante de uma LIO possibilita além da restauração da visão uma correção refrativa também, ou seja, uma correção do grau dos óculos. Para isso existem as LIOs monofocais (esféricas e asféricas) e as chamadas de LIOs "Premium" (tórica, multifocal, multi-tórica) com alta tecnologia que corrigem astigmatismo e possibilitam a multifocalidade (visão de perto e longe).

O oftalmologista através do estudo adequado do olho do paciente poderá julgar qual a melhor opção de LIO levando em consideração a expectativa visual do paciente.

LIOs Monofocais (corrige apenas uma distância):

• Esféricas: corrigem apenas a miopia ou a hipermetropia por possuírem somente um foco.

• Asféricas: são lentes monofocais de alta tecnologia que corrigem miopia e hipermetropia e também aberrações ópticas oculares de alta ordem.

LIOs "Premium"

• Tórica: são também consideradas lentes de alta tecnologia corrigem de maneira eficaz astigmatismo maior que 1,0 grau

• Multifocal: são lentes de alta tecnologia que corrigem a visão de longe, intermediária e de perto na mesma lente dando uma maior independência visual aos pacientes. Para algumas situações de leitura, ou dependendo da exigência do paciente, será necessário ainda o uso de óculos, mas numa frequência bem menor.

• Multifocal-Tórica: combinam as duas tecnologias.

Como é feita a anestesia em uma cirurgia de catarata?

A anestesia é tópica, ou seja, com colírios e anestésicos intraoculares. Juntamente com a anestesia, existe a possibilidade de sedação do paciente.

É preciso dar pontos na cirurgia de catarata?

Na maioria dos casos não é necessário dar pontos, pois trata-se de incisões auto- selantes. Mas dependendo do intra- operatório, o cirurgião pode optar por dar alguns pontos como segurança.

Para a cirurgia de catarata precisa ficar internado?

Não. Pode-se usar o "Day- Use". Interna, opera, e tem alta no mesmo dia.

Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?

A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas em geral, após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar, aos poucos, as suas atividades diárias, e ao final de 30-45 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.

É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata?

Sim. Quando colocamos a lente intraocular conseguimos corrigir o grau do paciente também.

Pode operar os dois olhos no mesmo dia?

Não é recomendado operar os dois olhos no mesmo dia por tratar-se de uma cirurgia intraocular e existir a chance de infecções.

Quanto tempo dura a cirurgia de catarata?

A cirurgia é rápida, durando em media 15-30 minutos. Demora mais para arrumar a sala cirúrgica e o paciente do que o próprio ato cirúrgico.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Basicamente não realizar esforço físico. Não abaixar e levantar a cabeça abruptamente, não dormir do lado do olho operado, e o mais importante de tudo, usar os colírios do pós-operatório adequadamente para evitar infecções.

É necessário se afastar do trabalho?

É recomendável deixar alguns dias de pós-operatório, principalmente pela posologia dos colírios na primeira semana, que é mais intensa.

A lente-intraocular pode ser rejeitada pelo olho? Pode ser trocada?

As lentes intraoculares já são feitas para não haver rejeição. Não há necessidade de troca ao longo da vida, por isso a importância de colocar uma lente de boa qualidade. Caso seja necessário por algum motivo realizar uma troca de lente intraocular, é necessário que se faça outra cirurgia.

Posso usar maquiagem antes e após a cirurgia?

Não é recomendável usar maquiagem no pré e pós-operatório imediato. Os olhos devem ser bem limpos com shampoo neutro e água, para evitar chance de infecção.

Pode-se frequentar mar e piscina após quantos dias?

O uso de piscinas e mar é liberado apenas após 30-45 dias, quando os olhos estarão bem cicatrizados e recuperados da cirurgia de catarata. 

A catarata pode voltar?

Não, uma vez retirada, a catarata não pode retornar. Porém a cápsula posterior da lente intra ocular pode  se opacificar, caso isso ocorra é necessário uma limpeza com Yag Laser para corrigir o embaçamento visual causado.

O que é Opacidade de Capsula Posterior?

Na cirurgia de catarata, após a retirada do cristalino que está opaco (lente natural do olho), é implantada uma lente artificial dentro de seus olhos. Esta lente é implantada em um suporte que a manterá na sua devida posição, o nome desse suporte é cápsula posterior.

É comum que em algum tempo após a cirurgia de catarata, esse suporte pode apresentar opacificação, deixando a visão menos nítida.

Qual o tratamento da opacidade de capsula posterior da lente intra ocular?

Chama-se CAPSULOTOMIA COM YAG LASER. Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação, com duração de aproximadamente 10 minutos, indolor, em que através da energia emitida pelo laser é rompida a área central da opacificação. Após aproximadamente 3 dias do procedimento há restauração da visão.

 

Cirurgia de Catarata

Yag-Laser: Limpeza de Opacidade de  Capsula Posterior de Lente Intra Ocular 

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta - 08:00 às 18:00

Sábado - Fechado

 

Domingo - Fechado

Dra. Bruna Vilella -  Oftalmologia