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Astenopia

O que é?

A astenopia é definida como a sensação subjetiva de fadiga visual, fraqueza ou tensão ocular.

Causas

Esta é uma condição extremamente comum em pessoas de qualquer idade, mas principalmente em pessoas que utilizam muito a visão em atividades para perto como:

Computador , celular, tablets, videogame, etc. 

Mas de longe esta não é a única causa.

Erros de refração não corrigidos, ou erroneamente corrigidos, desequilíbrios da musculatura ocular, utilização da visão de perto em condições desfavoráveis (como ler com baixa iluminação) são exemplos clássicos de situações que provocam astenopia. 

Sintomas

  • Dor de cabeça

  • Dor e ardência ocular

  • Irritação nos olhos

  • Olhos secos ou lacrimejantes

  • Visão embaçada ou dupla

  • Aumento da sensibilidade à luz

  • Olhos vermelhos

  • Dor no pescoço, ombros ou costas

  • Dificuldade de concentração

Além desses sintomas, pode ser recorrente, também, tremores ou contrações involuntárias das pálpebras, servindo de alerta de que o corpo está no auge do estresse e cansaço.

Tratamento e Prevenção

Ao perceber qualquer incômodo que possa caracterizar a fadiga ocular, consulte um oftalmologista para identificar possíveis alterações na visão, como astigmatismo ou miopia. Além disso, acrescente ao tratamento indicado por esse especialista algumas mudanças em seus ambientes e em sua rotina, como: 

Faça alterações em seus hábitos de trabalho

  • Faça pausas regulares. De hora em hora, fazer intervalos de 5 a 10 minutos sem olhar para telas .

  • Poste uma nota próxima ao monitor que diga "Pisque", para você se lembrar de piscar mais vezes.

Cuide dos seus olhos

  • Use lágrimas artificiais para lubrificar os olhos sempre que estiverem secos - mas não se esqueça de se consultar com um oftalmologista antes.

  • Use um umidificador de ar enquanto trabalhar para que o ar fique mais úmido. Se não possuir um, coloque um copo d'água próximo a tela do computador, isso também ajuda.

Faça alterações em sua tela do computador

  • Evitar usar aparelhos em ambientes muito escuros - a intensa luz das telas em meio à ausência de luz pode acabar forçando a vista.

  • Coloque-a 50 a 70 cm de distância e um pouco abaixo do nível de seus olhos.

  • Limpe a poeira e impressões digitais regularmente. Manchas na tela podem reduzir o contraste e aumentar problemas como brilho e reflexos.

  • Prefira telas que possuam inclinação e rotação.

  • Considere o uso de um filtro de brilho sobre a tela.

Faça alterações em seu ambiente de trabalho

  • Mude a iluminação, fazendo com que brilhos e reflexos adicionais sejam eliminados.

  • Use uma cadeira ajustável.

Dica Dra. Bruna

  • Se mesmo com todas essas dicas o cansaço não for embora, recorra imediatamente a um especialista de sua confiança. A fadiga ocular é cada vez mais recorrente entre as pessoas e merece sua devida atenção aos sintomas e tratamentos. 

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta - 08:00 às 18:00

Sábado - Fechado

 

Domingo - Fechado

Dra. Bruna Vilella -  Oftalmologia